Menu

domingo, 25 de setembro de 2016

[Resenha] Tudo e todas as coisas sobre o livro "Um ano inesquecível"

Você recebeu uma nova mensagem.
Mídia carregada:

Essa é a primeira resenha do blog (uhul!), e em meio a empolgação inicial, o livro escolhido da vez é "Um ano inesquecível", um livro que me proporcionou uma leitura leve e agradável, daquelas que quando você repentinamente se dá conta já são 02:00 horas da madrugada e você já tem lido até a última página. Mas como foi que o tempo passou assim tão rápido? (Risos)
O livro é uma coletânea de quatro contos independentes, ambientados, cada um, em uma estação do ano diferente.
O primeiro, escrito por Paula Pimenta, é intitulado de "Enquanto a neve cair", se passa durante o inverno; o segundo, "O som dos sentimentos", de Babi Dewet, se passa no período do outono; o terceiro, intitulado de "A matemática das flores", na primavera; o último, "Amor de carnaval", de Thalita Rebouças, no verão.
Frio cortante e muita neve. É inverno e "Enquanto a neve cair" é um conto narrado em primeira pessoa pela personagem principal, Mabel, e nos conta a sua história e de Benjamin, tendo como cenário o incrível e congelante Valle Nevado, no Chile.
Mabel é uma garota de 14 anos que se vê obrigada a viajar com os pais e o irmão mais novo, Dudu, para passar as férias de inverno no Chile, o que não a agrada muito, pois a jovem já tinha planos mirabolantes para suas férias com as suas amigas Magê e Malu, e sair do país era a última coisa que Mabel queria.
Bom, se o destino de fato existe ou não, isso eu já não sei, mas a questão é que é exatamente nessa viajem forçada, e que tinha tudo para ser a pior da sua vida, (e devo acrescentar que há muito, muito drama adolescente envolvido, haha) que ela acaba conhecendo Benjamín, um rapaz enigmático que poderia muito bem ser um membro da família Weasley, da saga Harry Potter, tão brilhantes e flamejantes eram seus cabelos ruivos (e aqui parafraseio as palavras da personagem).
A história é repleta de momentos inusitados, humor, há um romance imprevisível, e claro, o drama adolescente é dado em altas doses.
Esse foi o meu segundo contato com a escrita da Paula Pimenta, e muito embora não tenha sido a melhor história da autora que eu li, eu a recomendo.
Renovação. Tempo inconstante. Folhas secas levadas ao vento. O outono chegou, e o segundo conto dessa coletânea é narrado em terceira pessoa, ambientado no característico outono da cidade de São Paulo e nos apresenta o jovem sonhador, João Paulo, estudante de música e Anna Júlia, futura advogada.
Ambos são personagens muito diferentes um do outro, com perspectivas de vida também diferentes. Anna Júlia tem 17 anos; João Paulo, 19. Ela vive dizendo que não gosta de música, que até a detesta; já o garoto não vê sentido no mundo que o cerca se não existisse a música. E é de forma imprevisível, assim como o clima do outono, e inesperada que os dois se encontram na movimentada Avenida Paulista, estando a garota sempre correndo apressada, não dando tanta importância ao estranho rapaz que ali tocava o seu violão e cantava.
A história acontece de maneira espontânea, despretensiosa e genuinamente verdadeira, como os relacionamentos da vida real deveriam de fato acontecer, e aos poucos vamos percebendo novas nuances desses dois personagens carismáticos, que se encontram, se conhecem e constroem algo novo só deles. É uma história de encontro e desencontros com muitas referências musicais. Esse foi o conto de que mais gostei e pretendo ler mais da autora.
A primavera surge, e com ela brota o conto "A matemática das flores". Narrado em primeira pessoa, pela personagem principal, Jasmine, a história também é ambientada em São Paulo.
Jasmine (sem nenhuma relação com a amada de Aladim, haha) é uma jovem de 17 anos autêntica, que gosta de séries de TV, de livros, que está prestes a terminar o ensino médio, mas que enfrenta um enorme problema (suspense!): ela é péssima em matemática (e quem não é?, haha). E é por conta desse problema que Jasmine conhece o inteligente e atencioso estudante do curso de engenharia, Davi, pois para resolver o referido problema, os seus pais, junto com a direção da escola, tomam a decisão de inscrever a garota em aulas de reforço, para que dessa forma, ela pudesse concluir com êxito o ensino médio e pudesse entrar na faculdade, e Davi acaba por se tornar o seu professor (mais uma vez o destino? Quem sabe?).
É um conto muito bem escrito e construído.
E então, o calor abrasante surge, pois o verão finalmente resolve aparecer, e o último conto, 'Amor de Carnaval", é contado.
Conhecemos então a história de três amigas: Inha, Kaká e Tati. Ambientada no Rio de Janeiro, com uma narrativa em terceira pessoa, a história é repleta de humor e situações improváveis e inusitadas, as quais não contarei aqui, pois spoilers não são legais. Enfim, não deixem de conferir esse conto também, pois a Thalita realmente caprichou.
E, bom, é isso. "Um ano Inesquecível" é um bom livro para quem tem curiosidade de conhecer a escrita das quatro autoras, algumas das mais populares e bem sucedidas escritoras nacionais da atualidade.

Classificação:👍👍👍
Autoras: Paula Pimenta, Babi Dewet, Bruna Vieira e Thalita Rebouças.
Editora: Gutenberg
Ano de publicação: 2015
Páginas: 400

Mensagem visualizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário