Menu

sábado, 8 de outubro de 2016

[Resenha] Tudo e todas as coisas sobre o livro "A metamorfose"

Mídia enviada.
Nova mensagem:


Ler ou não ler "A metamorfose", de Franz Kafka? Eis a questão.
Há um bom tempo o livro "A metamorfose estava na minha lista de leituras (lista essa que não para de crescer diga-se de passagem, haha), porém havia um certo receio de minha parte de mergulhar fundo na leitura dessa obra, afinal o livro é considerado um dos maiores clássicos da literatura mundial (quanta responsabilidade! rs'). Então, com vários indicações de amigos para que eu finalmente o lesse, eis que surgiu a oportunidade de ler essa obra curta, mas genial, peculiar e até mesmo grotesca.
O livro nos conta a história do caixeiro viajante Gregor Samsa, filho mais velho que mora com, a família (pai, mãe e irmã) e que é o provedor, economicamente falando, desta, que em um belo e ensolarado dia (mentira, não tinha nada de belo e ensolarado, kkkk) acorda metamorfoseado em um inseto gigantesco.
No decorrer da narrativa, acompanhamos os esforços de sua família em acompanhar essa surreal transformação enquanto tentam entender o que aconteceu, ao mesmo tempo em que vamos percebendo as reações de cada membro à tal mudança. Por outro lado, temos Gregor, um humano, que ainda pensa como um humano, porém tendo a sua consciência presa em um corpo estranho, um corpo frágil de um inseto, e que não demora se enxergar como um estorvo, um peso, para a sua família. Diante dessa situação, podemos nos questionar: Até que ponto nós somos considerados úteis pela sociedade? Essa é uma das questões que Kafka brilhantemente trata em uma história tão surreal e peculiar.
Um dos pontos que mais me chamou atenção foi a maneira como a qual o Gregor Samsa encara a situação. É como se lele, ao se ver transformado em tal criatura, pensasse: "Ok, agora eu sou um inseto. Mas tudo bem. Não tem nada de mais nisso. Essas coisas são muito comuns e corriqueiras." Ele não se desespera ou entra em pânico, como se deve esperar que alguém reaja nessa situação. Eu, particularmente, gritaria e entraria em pânico: "Céus, eu sou um inseto! O que aconteceu? O que fizeram comigo. Socorro! kkkk" Ele, no entanto, enacra a situação com uma calma e serenidade realmente impressionante e espantosa, e que fica ainda mais perceptível e evidente no decorrer das páginas seguintes.
Foi uma das leituras mais diferentes que eu já fiz, por sua narrativa sarcástica, fria, precisa, sem muitos rodeios, e principalmente por, por sua trama estranhamente peculiar e surreal. Enfim, eu gostei muito da história. de tudo o que a obra representa r das questões que acerca do indivíduo e da coletividade que ela trata. (Muito obrigado pela a insistência amigos! rs')
Eu curto, compartilho e recomendo! Haha

Classificação: 👍👍👍👍
Autor: Franz Kafka

Mensagem visualizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário